Muitas
empresas são constituídas, mas seus criadores desconhecem os segredos mínimos
da formação do preço de venda e com isso destroem seus sonhos. Sem lucro a
empresa não sobrevive por muito tempo.
A empresa privada é formada pelo conjunto de pessoas e bens para
produzir outros bens e/ou serviços com o objetivo de gerar lucro aos
investidores, que normalmente são tratados por sócios.
Para alguns “poetas da economia” o principal objetivo de uma empresa
está no atendimento com excelência aos clientes, ou sejam, a razão da
existência dela é o cliente, mas naturalmente que não é bem assim. Qual seria a
sua escolha se tivesse que optar entre satisfazer totalmente o cliente, mas que
isto não gera lucro, ou ter um cliente não tão satisfeito, mas com
lucratividade? Será que há algum investidor opta pela primeira?
Sabemos que não é uma questão simples de opção, pois para que a empresa
perpetue é necessário que o cliente cada vez mais esteja satisfeito com os bens
ou serviços ofertados, mas só satisfazemos os clientes para que ele decida por
nossos produtos ao invés dos bens e serviços disponibilizados pela concorrência.
Cliente satisfeito compra mais, gera mais lucro e assim atende ao objetivo
principal de qualquer empresa privada: o lucro para que o empreendimento cresça
e também remunere seus sócios.
A arte de precificar exige conhecimento, assim como um artista que pode
ter nascido com o dom de representar, mas se ele deixar de investir para obter
mais conhecimentos para explorar todo o seu potencial poderá acontecer de ser
apenas um profissional medíocre.
Precificar compreende ser profundo conhecedor do produto, dos custos, do
mercado e das necessidades do cliente. Além disso os gestores das empresas
precisam atentar para a administração dos custos. Nas indústrias constantemente
é avaliado todos processos produtivos e os gastos envolvidos para que tenha o
menor custo e possa concorrer com maior segurança ou ainda proporcionar maior
lucratividade.
Isto não pode ser diferente para as empresas prestadoras de serviços que
devem ter na ponta do lápis todos os custos e um deles, talvez o principal, é a
gestão do tempo investido para executar as tarefas. É de vital importância
adotar um software que permite o
controle das tarefas dos colaboradores e que permita saber a lucratividade de
cada cliente.
Assim precifica-se para atender ao principal objetivo da empresa! Obter
lucro para crescer e remunerar os sócios.
Tags: precificar, custo, serviço, lucro, remunerar,
sócios.