Sinto-me
renovado a cada reunião da Comissão de Precificação dos Serviços Contábeis
(Copsec), do Sescap/PR, da qual participo. Assim aconteceu no encontro
realizado nesta última sexta-feira, 29, na cidade de Cascavel, sudoeste do
Paraná. O grande empenho de todos os membros para contribuir com o crescimento
e a valorização da classe contábil é por demais animador.
A pauta
estava recheada de temas instigantes e em breve a ata será divulgada pela
entidade, mas destaco o firme propósito de um seminário de precificação que
deverá acontecer entre o final deste ano e o início de 2015, que certamente
será um marco na valorização da categoria.
O segundo e
último destaque que faço, pois somente desejo despertar o interesse para a leitura
da ata no formato de artigo, é a iniciativa de comparar o tempo investido para
atender aos clientes ao invés da tradicional pesquisa do honorário médio.
Cada membro da
comissão compartilhou o tempo médio mensal investido para atender três clientes
com as seguintes características:
·
optante pelo
regime tributário do Simples Nacional;
·
com 5 a 10
funcionários;
·
faturamento
médio mensal de R$ 60 mil;
·
inclusão dos
serviços de escrituração fiscal, contabilidade, folha de pagamento e serviços
acessórios rotineiros.
Naturalmente
o resultado final pode servir de parâmetro para sabermos a eficiência da nossa
empresa. Certamente estes números ainda possuem uma base pequena e por isso há o
desejo de investir numa pesquisa maior que contribuirá de forma mais significativa.
Somente para
aguçar o seu interesse por este método de precificação - o tempo investido -, informo
que para atender um cliente com sete funcionários, faturamento de R$ 55 mil e
com as demais informações já fornecidas acima, o tempo médio empregado foi de quase
11 horas.
Você tem o
controle do tempo investido em seus clientes? Parabéns aos que já fazem uso
desta metodologia e proponho que comparem o tempo aplicado com a nossa breve
pesquisa. Aos que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer as vantagens de
medir o tempo destinado ao atendimento dos clientes sugiro buscar informações e
começar o mais rapidamente possível.
Tags: Pesquisa, tempo, Copsec, Sescap, eficiência
Gilmar
Duarte da Silva é contador, diretor do Grupo Dygran, palestrante, autor do
livro "Honorários Contábeis" e membro da Copsec do Sescap/PR.
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