segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Quanto tempo é necessário para atender um cliente?

Saiba qual é a média de tempo destinada à prestação de serviços de contabilidade para um cliente e ateste sua eficiência.

Sinto-me renovado a cada reunião da Comissão de Precificação dos Serviços Contábeis (Copsec), do Sescap/PR, da qual participo. Assim aconteceu no encontro realizado nesta última sexta-feira, 29, na cidade de Cascavel, sudoeste do Paraná. O grande empenho de todos os membros para contribuir com o crescimento e a valorização da classe contábil é por demais animador.

A pauta estava recheada de temas instigantes e em breve a ata será divulgada pela entidade, mas destaco o firme propósito de um seminário de precificação que deverá acontecer entre o final deste ano e o início de 2015, que certamente será um marco na valorização da categoria.

O segundo e último destaque que faço, pois somente desejo despertar o interesse para a leitura da ata no formato de artigo, é a iniciativa de comparar o tempo investido para atender aos clientes ao invés da tradicional pesquisa do honorário médio.

Cada membro da comissão compartilhou o tempo médio mensal investido para atender três clientes com as seguintes características:
·         optante pelo regime tributário do Simples Nacional;
·         com 5 a 10 funcionários;
·         faturamento médio mensal de R$ 60 mil;
·         inclusão dos serviços de escrituração fiscal, contabilidade, folha de pagamento e serviços acessórios rotineiros.

Naturalmente o resultado final pode servir de parâmetro para sabermos a eficiência da nossa empresa. Certamente estes números ainda possuem uma base pequena e por isso há o desejo de investir numa pesquisa maior que contribuirá de forma mais significativa.

Somente para aguçar o seu interesse por este método de precificação - o tempo investido -, informo que para atender um cliente com sete funcionários, faturamento de R$ 55 mil e com as demais informações já fornecidas acima, o tempo médio empregado foi de quase 11 horas.

Você tem o controle do tempo investido em seus clientes? Parabéns aos que já fazem uso desta metodologia e proponho que comparem o tempo aplicado com a nossa breve pesquisa. Aos que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer as vantagens de medir o tempo destinado ao atendimento dos clientes sugiro buscar informações e começar o mais rapidamente possível.

Sugira ao seu sindicato fazer como o Sescap/PR, que investe nos associados para viabilizar a maximização da rentabilidade de seus representados. Uma proposta pode ser a formação da comissão de precificação.

Tags: Pesquisa, tempo, Copsec, Sescap, eficiência

Gilmar Duarte da Silva é contador, diretor do Grupo Dygran, palestrante, autor do livro "Honorários Contábeis" e membro da Copsec do Sescap/PR.

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